Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Evangelho Marcos 1,12-15

Missa de 22 de Fevereiro de 2015


1º DOMINGO DA QUARESMA
"JESUS VENCEU AS TENTAÇÕES"

CAMPANHA DA FRATERNIDADE:
"EU VIM PARA SERVIR"
Leituras
Primeira Leitura Gn 9, 8-15
Salmo 24,4bc-5ab.6-7bc.8-9(R.cf.10)
Segunda Leitura 1Pd 3,18-22
Evangelho Mc 1,12-15

Mensagem Principal

Jesus deu a vida para nos salvar! Neste primeiro domingo da Quaresma e com o lançamento da CF 2015, esta que é a maior ação da nossa fé nos faça ter o real empenho para a conversão, aquele empenho que é do coração. Que possamos igualmente dedicar esta mudança plena ao serviço para o Reino de Deus. A salvação, a minha e a do meu irmão, depende desta decisão: Amar, mudar e servir!

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Bom dia, tudo bem? Você já foi a missa hoje?
Personagem B: Não ainda, vou a tarde com meus pais...
Personagem A: Eu já fui, nossa foi muito legal. Hoje o evangelho falou das tentações de Jesus no deserto, eu gosto muito deste evangelho. E também foi o lançamento da Campanha da Fraternidade é assim: Eu vim para servir! este vai ser o tema!
Personagem B: Ai que legal!
Personagem A: Muito legal e para provar que eu entendi tudo vou começar o meu serviço para Deus agora, com você!
Personagem B: Comigo, ah não por que comigo?
Personagem A: Calma é simples, tive esta ideia na missa. Se Jesus conseguiu, você vai conseguir também. Vamos lá, você não quer estar no caminho de Jesus?
Personagem B: Claro, que quero! Tá bom, vamos lá...
Personagem A: Eu vou fazer o papel do tentador, isso mesmo o malvado, nem quero falar o nome dele!
Personagem B: Credo! e como vai ser isso? Não tô gostando nada!
Personagem A: Calma, tem que ficar calmo como Jesus... eu vou te irritar, apontar todas as suas fraquezas, falar que você as vezes faz xixi na cama, que você gosta da Aninha e ela não gosta de você e que você tem medo do escuro!
Personagem B: Que absurdo! A Aninha nem sabe que eu gosto dela, como você sabe disso?
Personagem A: Ah eu chutei, você fica olhando com cara de bobo para ela! Calma tem mais... não acabei, tem que aguentar que nem Jesus!
Personagem B: De jeito nenhum... eu vou entrar para minha casa agora mesmo. E não quero mais papo com você não.
O personagem A fica desapontado, não queria irritar tanto seu amigo, pensou que iria conseguir explicar para ele o sentido da missa de hoje assim...em meio a esta tristeza aparece a catequista dos 2 e ele conta tudo a ela.
Catequista: "risos" que engraçada sua idéia, na verdade é isso que a vida faz com a gente mesmo. Nos irrita ou deixa a gente triste demais e muitas vezes quase desistimos, como foi com o nosso amiguinho. Mas não é isso que Jesus nos pede, precisamos resistir as tentações e vencer! e ainda ajudar os amigos a vencer. Vamos lá falar com ele?
Personagem A: Vamos, vamos tia... eu acho que exagerei!
toc, toc... bateram na porta e ele respondeu bravo!
Personagem B: Mamãe diga que não estou!
mas ficou curioso quando ouviu a voz da catequista e veio atender 
Personagem B: Ai o que você quer, não quero mais ouvir nada!
Catequista: Acalme-se querido, ele teve boa intenção... queria mostrar para você que devemos ser fortes  para enfrentar as tentações do mundo.
Personagem A: Isso, isso igual Jesus!
Personagem B: Do mundo sim, mas não dos amigos. Fiquei chateado.
Catequista: Certo, foi ai seu exagero, personagem A! Devemos servir, ajudar os amigos, ser um amigão como Jesus é com a gente!
Personagem A: Ah tia, mas este era o final... ele saiu correndo e bravo antes! Desculpa, amigo!
Personagem B: Tudo bem, você não fez por maldade eu sei!
Catequista: Com certeza não! Agora que já entenderam, podem juntos contar aos outros amiguinhos, que devemos juntos lutar para vencer as tentações. Jesus teve a força de Deus e usou toda a sua fé para vencer as tentações. Vamos juntos, com muita fé em Jesus e a ajuda dos amigos viver bem nossa Quaresma e a Campanha da Fraternidade!

Sugestão de Música

Ideia para trabalhar esse Evangelho

É muito importante falar para as crianças o que significa Quaresma e qual o sentido dela nas nossas vidas. Não se restrinja a via sacra, faça destes encontros momentos especiais com as crianças.

Este texto do Catequese Kids tá bem legal, acessem aí:

http://catequesekids.blogspot.com.br/2012/02/quaresma-e-tempo-de-preparacao.html

Aqui vão duas idéias bem legais que achamos no blog da Catequese da Paróquia São Julião, de Figueira da Foz em Portugal. Anotem aí: http://catequesesaojuliao.blogspot.com.br/

Vou adaptar a uma idéia que eu tive para recordar a quarta-feira de cinzas.

Para recordar a quarta-feira de cinzas

Vamos escrever ou desenhar as atitudes que são "pedras" obstáculos para o nosso caminhar com Jesus. Depois vamos queimar todos e com as cinzas, fazer a marquinha da Cruz, um amiguinho faz no outro e lembra o compromisso com a mudança de vida. Tudo que te atrapalhava virou cinza e agora a cruz de Jesus vai ter da a força que você precisa.



Passaporte para a Quaresma

Confeccionar após a explicação e pedir que a criança traga consigo em toda a Quaresma:




Caminho da Quaresma

Este é o caminho da Quaresma. A cada encontro podemos colar um par de pezinhos com um esforço ou uma vitória que tivemos para estar no caminho de Jesus, por exemplo:
Obedecer a mamãe, não mentir, arrumar meu quarto, emprestar o brinquedo, ler uma história da bíblia para os amigos ou em família!
E vamos colando ao longo do caminho. Podemos ter um de cada criança e/ou fazer um grandão no local dos encontros.










Nenhum comentário:

Postar um comentário