segunda-feira, 30 de junho de 2014

Evangelho de Mateus 11, 25-30

Missa de 06 de Junho de 2014


"O MEU JUGO É SUAVE E 
MEU FARDO É LEVE"


Leituras
Primeira Leitura Zc 9,9-10
Salmo 144/145
Segunda Leitura Rm 8,9.11-13  
Evangelho Mt 11,25-30

Mensagem Principal


Jesus seguiu todos os ensinamentos de Deus Pai, sem exitar nem mesmo frente a maior dor. Ele se entregou por nós.
E quer que tenhamos o coração, manso e humilde, assim como Ele faremos o que o Pai deseja e teremos a nosso "peso do dia a dia" aliviado pelo espirito Santo de Deus. Ele mesmo que nos dá o descanso, alivia o jugo e nos faz viver no amor que liberta e salva.


Ideia de roteiro para teatro


- Personagem A diz: Aaah eu não vejo vantagem nenhuma em ser bonzinho, mansinho igual a um cordeirinho! Estou muito cansado, eu eu sou tão bom, tão dedicado e ninguém na minha casa vê! Isso é uma injustiça... tudo eu!
- Personagem B diz que o Personagem A está exagerado hoje! 
- Personagem A diz: Não é exagero, não! Pensam que eu sou Jesus Cristo? 
- Personagem B diz: Nossa! está mesmo exagerando! Não, não penso que vc é Jesus Cristo, que sorte a sua se tivesse aprendido um pouco com ele neste evangelho de hoje, mas pelo jeito vc não prestou atenção...
- Personagem A diz: É confesso que eu estava pensando no jogo do Brasil, de como fui bonzinho... só eu pego pipoca para todos!
- Personagem B diz ao personagem A: Jesus nos ensina hoje que devemos ser mansos e humildes de coração e ter estas qualidades seguindo o caminho de Deus! Fazendo o bem, espalhando o amor e a caridade, mostrando que quem tem Deus no coração tem uma paz que nenhuma outra coisa nos dá! 
Ele ensina tbm... a humildade! Precisamos ter consciência que Deus, só Ele é o nosso grande Rei... Não somos nada se ele não é por nós... é Ele que nos dá saúde, inteligencia, nossa família, amigos....
Me responde... quem é o bom? Você?
- Personagem A diz que está envergonhado e que tem muito para aprender com Jesus! Eu quero ser manso e humilde como Ele!
- Personagem B diz: Sim, todos queremos... não é fácil! Vamos temos o Espirito Santo para nos ajudar!


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Após a explicação do Evangelho, a dinâmica sugerida para este evangelho é a seguinte: 


Levar objetos fofos, com textura suave...explicar com eles a mansidão e diferenciar com objetos asperos, lixa por exemplo...
Perguntar qual dos 2 gostaram mais de ter contato.
Explicar que a mansidão é uma característica linda de Jesus e não está associada a ser "bobo", pelo contrario, é sinal de força... a força de acreditar no amor de Deus e distribui-lo com sorriso, com carinho e com paz!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Como podemos ser iguais a Jesus?

JESUS É O NOSSO MODELO

Esta é uma atividade muito legal para conduzir a criança a ter Jesus como modelo! Assim elas aprenderão a serem como Jesus em todos os lugares!!

A Atividade é assim:


Dentro da Casa, Igreja e Escola a criança pode escrever, desenhar ou colar figuras de atitudes e ações que se assemelham com as de Jesus.

Assim podemos aprender com Jesus como devemos ser!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Evangelho de Mateus 16,13-19

Missa de 29 de Junho de 2014

http://www.amiguinhosdedeus.com/

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO


Leituras
Primeira Leitura At 12,1-11
Salmo 33/34
Segunda Leitura II Tm 4,6-8.17-18 
Evangelho Mt 16,13-19

Mensagem Principal

A Festa de São Pedro e São Paulo é uma festa cheia de ensinamentos para cada um de nós! Esta Solenidade nos convida a refletir sobre os apóstolos de Jesus e suas vidas são lugares de encontro com Jesus Cristo. O testemunho deles se mantém atual e seus ensinamentos inspiram a ser e a ação das comunidades cristãs.
Pedro é estabelecido como o fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá continuar no futuro. Assim ele estreita nosso vínculo de comunhão com o Papa Francisco, seu sucessor. Já Paulo é evangelizador incansável e nos indica o caminho da audácia missionária.
A Palavra de Jesus nos leva a uma reflexão sobre a responsabilidade do serviço, na esperança de seguirmos, em tudo, o exemplo dos apóstolos.


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A entra com uma pedra na mão
- Personagem B entra com uma grande conector de tomada
- Personagem A explica que já tem a pedra e agora está esperando Deus autorizar a cuidar da Igreja, assim como Pedro
- Personagem B explica que está procurando a tomada para se ligar ao céu
- Personagem C entra para explicar o Evangelho e Festejar São Pedro e São Paulo


Sugestão de Música




Doze Discípulos de Jesus

Doze discípulos seguiram a Jesus

Tomando em sua vida uma boa decisão

Dormiram, comeram, viveram junto a Ele

Belos milagres de Jesus puderam ver


Pedro, Mateus, Tiago de Alfeu

João, Tadeu, Felipe e Tomé

Simão, o Zelote e Judas Iscariotes

André, Tiago e Bartolomeu


Vem e decide seguir o Salvador

Convido a você ser discípulo de Jesus

E ao lado Dele sua vida mudará

Belos milagres Jesus enviará


Eu decido seguir o bom Jesus

Ser um fiel discípulo do Salvador

Talvez na Bíblia meu nome estará

E no livro da vida, Deus o colocará

Meu Jesus colocará


Ideia para trabalhar esse Evangelho



Após a explicação do Evangelho, é importante falar sobre o sim de cada discípulo de Jesus e sua missão de evangelizar. Importante é falar sobre São Pedro e São Paulo, suas vidas, missões e o porque eles são lembrados nesta grande festa da igreja. Depois é preciso falar sobre as alegrias e sobre as dificuldades. Jesus também nos chama a sermos discípulos dele.

Depois de uma ótima motivação, pergunte quem quer ser discípulo de Jesus. E para a criança que responder eu quero ou sim ganhará um botton.
Esse botton pode ser feito de tampinha de garrafa. Basta colocar um enchimento dentro da tampinha e fechar com uma plaquinha de EVA para colocar o alfinete!
Pode dar o botton pronto ou deixar que a criança decore.

Depois do bottton, a sugestão é dar um kit discípulos de Jesus. Esse kit pode ser confeccionado com eles.

No Kit terá:


Dezena: para lembrar que precisamos orar e contamos com a intercessão da Nossa Querida Mãezinha Maria. Pode ser feita de feutro, missanga ou EVA.

Bíblia: para nos lembrar que precisamos ler a Bíblia, aprender os ensinamentos de Jesus, para ganhar força e sabedoria. Pode confeccionar as Bíblias colocando algumas versículos de ensinamentos de Jesus para ser discípulo de Jesus.


Espírito Santo de Origame: para lembrar que precisamos dele nas nossas vidas. em todos os momentos e nas missões. Para isso, é preciso muita oração pedindo ao Espírito Santo os dons e produção dos Frutos Dele.

Peixe: para nos lembrar que somos Pescadores de Cristo.
Para finalizar o encontro, é importante fazer uma ótima oração, usando todos os objetos do Kit. Assim, as crianças aprenderão a usar em suas vidas!!

Vamos ser discípulos de Jesus??
Que São Pedro e São Paulo nos inspire e interceda por nós!
Amém!!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Evangelho de Mateus 10, 26-33

Missa dia 22 de Junho de 2014

SENHOR, QUERO FAZER MAIS
 PELO TEU REINO

Leituras
Primeira Leitura Jr 20,10-13
Salmo 68/69
Segunda Leitura Rm 5,12-15
Evangelho Mt 10,26-33




Mensagem Principal


Deus quis precisar do ser humano, quis ter um povo para si, um povo santo, para santificar o mundo todo em seu nome, um povo que fizesse sua vontade e realizasse seu reino. Para isso Ele deixa bem claro que não precisamos ter medo, poque a missão se baseia na verdade. A segurança dos discípulos está na promessa: quem é fiel a Jesus, terá Jesus a seu favor diante de Deus.


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A entra todo camuflado, tentando se esconder e diz: Hoje fiquei sabendo de algo que me assustou muito no evangelho: Deus sabe quantos fios de cabelo tem na minha cabeça, na minha e na sua! Como será que ele faz isso? E quando a gente corta o cabelo? Ahaa! Ai acho q ele num sabe imediatamente! Num é possível!
- Personagem B entra e pergunta porque ele está se escondendo.
- Personagem A Quero descobrir como Deus faz isso (conta o que descobriu)
- Personagem B diz que 
Deus não só sabe isso como muitas outras coisas, minha mãe disse que Deus sabe todas as coisas boas e as ruins que fazemos no nosso dia!
- Personagem A pergunta Mas como? Será que ele sabe que eu menti pra professora que esqueci a tarefa, que escondi os caquinhos do vaso que quebrei e que peguei o lanche do meu amigo e comi tudo atrás da quadra? Mas quem conta pra ele? Só pode ser o padre! Porque de vez em quando venho aqui e conto umas coisas pra ele! Eu sou criança nem confesso ainda, mas to treinando Ja! Padre! O senhor é muito linguarudo! Fica rezando e conta tudo nas suas reza pra Ele! O senhor é perigoso! Num quero mais ser seu amigo! Imagina se conta tudo isso pra minha mãe? Vou levar uma surra!
- Personagem C entra e explica: Não, não! O padre num conta nada pra ninguém o que vc confessa! E pra Deus ele nem precisa contar! Deus tudo sabe! E conhece em especial nosso coração! E é assim que nos ensina o caminho a seguir! Temos que viver para agradar a Deus, deixar ele feliz com as nossas atitudes, não por medo! Mas por amor! Porque assim trazemos mais amigos pra junto dele!
E o nosso amigão Jesus foi um grande Mestre nisso! Ele não se preocupou então agradar os homens e nem teve medo deles e sim a ensinou o caminho de Deus! Ele tudo pode, tudo sabe e deve ser a nossa grande força!



Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Como dinâmica a sugestão é usar gravuras de pessoas que tem grandes missões na nossa sociedade, como padres médicos, família, policiais, professores, bombeiros, presidente... Vai mostrando e dizendo o porque cada um é importante, mas que nem sempre fazem seu papel direitinho e quais as consequências disto na vida e no reino de Deus.

Para terminar, falar que tem uma outra pessoa muito importante nesta missão de fazer o bem! Essa pessoa também erra às vezes, mas quer muito acertar!! Entregar para cada um uma caixinha de presente dizendo que dentro está a imagem de uma pessoa que é escolhida por Deus!

Pode finalizar com uma oração: Senhor, eu quero fazer mais pelo seu Reino! Fazer o bem, ajudar cada dia mais a trazer pessoas pra perto do seu coração!!




sexta-feira, 13 de junho de 2014

Papa envia mensagem aos brasileiros pela Copa do Mundo

Estamos vivenciando um momento muito importante no nosso país, a Copa!




E nosso querido Papa nos enviou uma linda mensagem!
                                        

Assista à mensagem do Papa


Leia a íntegra da mensagem do Papa Francisco aos brasileiros:
“Queridos amigos,
É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Quero enviar uma saudação calorosa aos organizadores e participantes; a cada atleta e torcedor, bem como a todos os espectadores que, no estádio ou pela televisão, rádio e internet, acompanham este evento que supera as fronteiras de língua, cultura e nação.
A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco. O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também – e eu diria sobretudo – um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e as atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importantes não só no campo, mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte é escola da paz, ensina-nos a construir a paz.
Nesse sentido, queria sublinhar três lições da prática esportiva, três atitudes essenciais para a causa da paz: a necessidade de “treinar”, o “fair play” e a honra entre os competidores. Em primeiro lugar, o esporte ensina-nos que, para vencer, é preciso treinar. Podemos ver, nesta prática esportiva, uma metáfora da nossa vida. Na vida, é preciso lutar, “treinar”, esforçar-se para obter resultados importantes. O espírito esportivo torna-se, assim, uma imagem dos sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o carácter de uma pessoa. Se, para uma pessoa melhorar, é preciso um “treino” grande e continuado, quanto mais esforço deverá ser investido para alcançar o encontro e a paz entre os indivíduos e entre os povos “melhorados”! É preciso “treinar” tanto…
O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos. E, aqui, vem em nossa ajuda uma segunda lição da prática esportiva: aprendamos o que o “fair play” do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada.
A última lição do esporte proveitosa para a paz é a honra devida entre os competidores. O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! Atenção! Não à segregação, não ao racismo! E, se é verdade que, ao término deste Mundial, somente uma seleção nacional poderá levantar a taça como vencedora, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos vão sair vencedores, fortalecendo os laços que nos unem.
Queridos amigos, agradeço a oportunidade que me foi dada de lhes dirigir estas palavras neste momento – de modo particular à Excelentíssima Presidenta do Brasil, Senhora Dilma Rousseff, a quem saúdo – e prometo minhas orações para que não faltem as bênçãos celestiais sobre todos. Possa esta Copa do Mundo transcorrer com toda a serenidade e tranquilidade, sempre no respeito mútuo, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família. Muito obrigado!”


Site: http://noticias.cancaonova.com/

Evangelho de João 3, 16-18

Missa do dia 15 de Junho de 2014  

Fonte: www.amiguinhosdedeus.com
SANTÍSSIMA TRINDADE
    
Leituras
Primeira Leitura Ex 34,4B-6.8-9
Salmo 
Segunda Leitura 2cor 13,11-13
Evangelho Jo 3,16-18

Mensagem Principal

Deus não quer que os homens se percam, nem sente prazer em condená-los. Ele manifesta todo o seu amor através de Jesus, para salvar e dar a vida a todos. Mas a presença de Jesus é incômoda, pois coloca o mundo dos homens em julgamento, provocando divisão e conflito, e exigindo decisão. De um lado, os que acreditam em Jesus e vivem o amor, continuando a palavra e a ação dele em favor da vida. De outro lado, os que não acreditam nele e não vivem o amor, mas permanecem fechados em seus próprios interesses e egoísmo, que geram opressão e exploração; por isso estes sempre escondem suas verdadeiras intenções: não se aproximam da luz.


Ideia de roteiro para teatro
- Personagem A entra com objetos de detetive
- Personagem B entra e pergunta o que está acontecendo
- Personagem A explica que agora é detetive e que está procurando pelo Filho Unigênito, enviado por Deus Pai
- Personagem C explica sobre Jesus e a Santíssima Trindade.


Sugestão de Música

EU CREIO
CD Um lugar bem legal - Cantinho da Criança



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Encontramos a Santíssima Trindade no Sinal da Cruz!!

http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/
Está é uma atividade muito legal para ensinar as crianças o Sinal da Cruz!

E como a Santíssima Trindade age na nossa vida? 
É assim! O Pai é o criador do mundo. É Aquele que sustenta nossa vida, assim com o a Raiz sustenta a árvore.
O Filho veio para nos salvar. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Assim como o tronco serve de apoio e oferece alimento para a árvore, Jesus é para nós!
E o Espírito Santo é o que fortalece e faz o cristão produzir os Frutos.








E para explicar a Santíssima Trindade, nós do Cantinho dos Anjos usamos um docinho que TODAS as crianças amam!!! É exatamente isso... usamos o BRIGADEIRO para explicar a Santíssima Trindade!!
O brigadeiro é feito com 3 ingredientes: Leite Condensado, Chocolate e Manteiga. Misturando os 3 ingredientes na panela, forma o brigadeiro. E apenas um ingrediente conseguimos ver, o chocolate. Depois de pronto, enrolamos, passamos no granulado e colocamos na forminha.
Como o brigadeiro, 3 pessoas compõem a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Eles se misturam por amor e formam Deus! E como no brigadeiro, só podemos ver um pessoa, Jesus Eucarístico! E sabe a forminha do brigadeiro, ela é o nosso coração que acolhe e aconchega a Santíssima Trindade.
Para o final do encontro, a sugestão é fazer ou dar um brigadeiro de lembrancinha!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Evangelho de João 20, 19-23

Missa do dia 08 de Maio de 2014 - Missa do dia de Pentecostes

Fonte: blog.cancaonova.com/cantinho
PENTECOSTES

Leituras
Primeira Leitura At 2,1-11
Salmo 103/104
Segunda Leitura I Cor 12,3b-7.12-13
Evangelho Jo 20, 19-23

Mensagem Principal

Os discípulos estavam reunidos com medo. O medo impede o anúncio e o testemunho. Jesus liberta do medo, mostrando que o amor doado até à morte é sinal de vitória e alegria. Depois, convoca seus seguidores para a missão no meio do mundo, infunde neles o Espírito da vida nova e mostra-lhes o objetivo da missão: continuar a atividade dele, provocando o julgamento. De fato, a aceitação ou recusa do amor de Deus, trazido por Jesus, é o critério de discernimento que leva o homem a tomar consciência da sentença que cada um atrai para si próprio: sentença de libertação ou de condenação.
É graças a este Espírito Santo que une e reúne o povo de Deus no seu poder. Poder este que se manifesta na vida da Igreja através dos Sacramentos e que afirma que a Igreja é obra desejada e querida por Deus.


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A entra com um vários baldes
- Personagem B entra com um saco enorme de pipoca
- Personagem A explica que veio buscar a água do Espirito Santo
- Personagem B explica que o Espirito Santo é uma pomba que mora dentro do nosso coração, então ele veio buscar a pipoca para alimentar a pomba do Espirito Santo
- Personagem C explica sobre Pentecostes.


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esse tema é um tema muito importante e cheio de explicações para as crianças. Após a explicação sobre o Pentecostes, é preciso levar as crianças a terem uma experiência com o Espirito Santo, nosso grande amigo e companheiro!
Em primeiro lugar, é muito importante explicar sobre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo e sobre o Batismo.
Depois pode explicar sobre os dons, os frutos e os elementos do Espirito Santo.

http://catequesekids.blogspot.com.br/
As sugestões que temos para a dinâmica de explicação são essas:

Explicando sobre os Dons do Espirito Santo, pode usar esse modelo de memória para que as crianças brinquem aprendendo!



Para trabalhar os frutos do Espirito Santo, pode fazer uma Árvore com os frutos do Espirito Santo. Importante explicar e rezar pedindo que o Espirito Santo venha nos ajudar a produzir todos os frutos!


















Este é um modelo de caixa tátil. É muito fácil de confeccionar.
http://evadabelinha.blogspot.com.br/2011/09/caixa-magica.html
Dentro da caixa pode ser colocado alguns símbolos do Espirito Santo!!! Dessa forma, desperta a curiosidade das crianças e a atenção para esta explicação!!





O importante mesmo é realizar esse encontro com muita oração!
Vinde Espírito Santo sobre cada um de nós!!!!


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os Santos


 Os Santos, Nossos Amigos do Céu 

www.coisadesanto.com
www.coisadesanto.com
Os santos são nossos amigos do céu! Eles nos ensinam a ser instrumentos nas mãos de Deus. 
O Papa Francisco, no Angelus em 2013, nos diz:


Então devemos ter os santos como aliados, como intercessores e como modelo de vida para nós! E para isso, precisamos conhecer suas histórias de vida!!

Temos uma grande amiga, a Tia Adelita da Canção Nova, que nos conta lindamente as histórias dos nossos Amigos do Céu! São histórias para aprender e ensinar para as crianças!!!

blog.cancaonova.com/amigosdoceu

www.coisadesanto.com


Tem outro site que gostamos muito também é o Coisa de Santo. Lá você encontra artes lindas dos santinhos, passagens da bíblia entre outras para compartilhar com os amigos!!





#Ficaadica!!