Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Evangelho de Mateus 5, 1-12a

Missa de 01 de Novembro de 2014

AS BEM AVENTURANÇAS
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


Leituras
Primeira Leitura Ap 7,2-4.9-14
Salmo 23 / 24
Segunda Leitura 1Jo 3,1-3 
Evangelho Mt 5, 1-12a





Mensagem Principal

As bem aventuranças são o anúncio da felicidade, porque proclamam a libertação. Elas anunciam a vinda do Reino através da palavra e ação de Jesus. Só com Deus esses valores podem vigorar, surgindo assim uma nova sociedade.
Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas, sim, a de todos, para mostrar concretamente a vocação universal para a felicidade eterna. Todos os fiéis cristãos, de qualquer Estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade.  Todos são chamados à santidade: “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Chamados à santidade, a Palavra de Deus nos dá a direção para sermos um pouco de céu por onde passarmos para que um dia vivamos esta santidade de forma definitiva na eternidade!


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A (entra com uma túnica e com cara de santo): Olá queridos amigos!
- Personagem B (acha que o Personagem A está muito estranho): Nossa, você está diferente. O que está acontecendo? Por que está vestido assim?
- Personagem A: Pelo visto você não prestou atenção no Evangelho de hoje.
(Enquanto o Personagem B explica, o A começa a se apontar como, pois ele acha que é santo)
- Personagem B: Prestei sim. Hoje estamos comemorando a festa de todos os santos.
- Personagem A: Isso mesmo! Agora me dê os parabéns!
- Personagem B: Parabéns? Para você? Não entendi!!
- Personagem A: Pode deixar que eu explico. Eu sou um dos santos que comemoramos hoje!!
- Personagem B: Você é um dos santos? Desde quando?
- Personagem A: Desde que aprendi tudo sobre os bem aventurados!
- Personagem B: Então pode me ensinar? Também quero ser santo.
- Personagem A: Claro que posso! Então vamos lá. Felizes os pobres em Espírito, porque deles é o Reino do céus. É só pobre de espírito mesmo, porque é muito ruim não ter dinheiro.
- Personagem B: Isso eu concordo!
- Personagem A: O próximo é: Felizes os aflitos que serão consolados. Devemos ter cara de preocupados, assim...
- Personagem B: Mas devemos ficar preocupados com o que?
- Personagem A: Com tudo!
- Personagem B: Ah tá. Veja se assim está bom? (Faz cara de preocupado)
- Personagem A: Isso mesmo!!! Olha você está no caminho certo para ser santo como eu! Continuando... Esse é o mais difícil! Ai vai: Felizes os gansos, porque possuirão a Terra.
- Personagem B: GANSOS??
- Personagem A: Isso mesmo! Os gansos vão dominar a Terra. Então devemos nos tornar um ganso.
- Personagem B: Isso deve estar errado! Acho melhor chamar o Personagem C para nos ajudar!
- Personagem C entra e escuta toda a explicação. E diz: Realmente Personagem A está fazendo uma confusão enorme. Em primeiro lugar, não é pobre de dinheiro que a palavra está falando, é ser humilde e ter o coração perto de Jesus. Em segundo lugar, não é para ficar preocupado não, afinal temos que acreditar que Jesus cuida de cada um de nós. E em terceiro lugar, não está escrito Ganso e sim Manso. Ser manso é ter um coração amável, tranquilo e obediente a Deus.
- Personagem A: Ufa! Já estava preocupada como que eu viveria como Ganso!
- Personagem C: O Sermão da Montanha sobre As Bem Aventuranças é um anúncio da felicidade que Jesus fez. Precisamos buscar viver as bem aventuranças para sermos felizes e assim buscar ser santo.
- Personagem B: Então quer dizer que As Bem Aventuranças é a receita para a felicidade?
- Personagem C: Isso mesmo!! Vivendo as bem aventuranças, ficamos do nosso amigão Jesus e mais perto de nos tornamos santos e santas.
- Personagem A: É isso que eu quero! Quero ser santo(a)! Mas é difícil!
- Personagem C: Mas podemos contar com um amigão que mora no nosso coração! É o Espirito Santo! Ele nos indica o caminho para vivermos os mandamentos, as bem aventuranças e todos os ensinamentos de Jesus. Assim ficamos perto de Jesus e da santidade.


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Para este encontro é muito importante trazer algumas figuras de santos. De preferência, escolha santos crianças ou aqueles que tiveram contato com as crianças. Nós sugerimos Dom Bosco, São Domingo Sávio, Santa Terezinha do Menino Jesus, São João Paulo II...

Para explicar as bem aventuranças, pode usar esta imagem.


Neste desenho, cada peça é uma bem aventurança. Assim vai explicando e montando o quebra cabeça. E quando terminar de explicar, pode dizer que quando vivemos os ensinamentos de Jesus como as bem aventuranças, nosso coração fica completo, cheio do Amor de Deus.
Aqui entra algumas histórias dos Santos, que souberam viver os ensinamentos de Jesus!

Para reforçar o ensino, pode ser usado este jogo. Em cada casa, as crianças podem preencher o que será preciso fazer a partir de agora para buscar a felicidade e a santidade.



As crianças podem levar para casa o quebra cabeça do coração e o jogo. Assim poderão explicar e brincar com os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário