Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Evangelho de Lucas 1, 39-56

Missa de 17 de Agosto de 2014


ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
MINHA ALMA PROCLAMA A GRANDEZA DO SENHOR
Leituras
Primeira Leitura Ap 11,19;12, 1,3-6,10
Salmo 44
Segunda Leitura 1Cor 15, 20-27
Evangelho Lc 1, 39-56

Mensagem Principal

Maria na sua infinita humildade nos ensina o quão é importante servir, independente do nosso eu, do que sentimos, de nossas limitações, tristezas ou alegrias! Deus concedeu a ela uma nobre missão "ser a mãe do menino Deus"! Ela então, pôs se a servir, para proclamar a grandeza do Senhor! Assim devemos fazer também.


Ideia de roteiro para teatro

Cenário de sala de catequese

Personagem A: Ah hoje eu estou muito muito feliz, a catequista vai deixar que eu seja a ajudante do dia, apague a lousa, distribua a lição, é uma missão muito importante! Estou muito orgulhosa... Cheguei até mais cedo hoje, vou ficar aqui, descansando, poupando as minhas energias para o meu nobre trabalho... só os melhores conseguem! ai, ai...

Personagem B chega atribulado, quase derrubando dos cadernos, desesperado porque ainda não terminou a lição, era uma colagem,chega senta-se e começa a trabalhar, numa super correria, mas nem percebe que o colega, o Personagem A está ali parado...

Este porém, percebe sim que o colega precisa de ajuda. Mas pensa:

Personagem A: Não vou ajudar ele não, eu já fiz a minha lição de casa. Hoje é o meu dia, não posso me sujar este menino é muito desastrado, vai até derrubar cola em mim! Ah não, não vou ajudar não... Hoje é meu dia!

Entra a catequista e observa a cena de longe, o personagem A logo percebe que ela chegou e diz:

Personagem A: Querida catequista, meu dia chegou estou a sua disposição. Quero muito ajudar!

Catequista: Que ótimo, fico feliz com a sua disposição. Então pode começar...e comece ali ajudando seu colega!

Personagem A: O que? não, isso não! hoje eu vou ser a ajudante do dia...a sua ajudante... não dele! Não quero ajudar ele!

Catequista: Quero te contar uma história, é o evangelho deste domingo!

Personagem A: Ahh eu sei, eu sei... eu já li, é sobre Nossa Senhora. Quando ela visitou sua prima Isabel e também neste evangelho tem aquelas frases lindas do Magnifica, dizendo quanto Deus é bom!

Catequista: Sim, isto mesmo! Você sabe bem a leitura, parabéns! Agora precisa praticar. Nossa Senhora, mesmo diante da importante missão de ser mamãe de Jesus, mesmo gravida, talvez com muitas limitações, foi visitar Isabel, que também estava grávida, mas já era bem idosa, bem velhinha, precisava de ajuda.
Nós, precisamos entender que o mais nobre serviço é ajudar o nosso irmão, isto agrada muito a Deus! É este o verdadeiro sentido de estarmos aqui!
Maria, fez isso, a vida toda!

Personagem A: Envergonhado diz, nossa, eu vou lá ajudar meu colega! Ele precisa de mim...

O personagem B agradece e juntos fazem uma linda colagem mostrando A assunção de Maria!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Em linha com a nossa historinha de hoje podemos fazer uma colagem bem bonita.


Representar Nossa Senhora, seu manto, sua coroa, seu rostinho, colorir bem... colar em uma folha azul representando o céu e fazer mais colagens que represente o amor e o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário